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Com o inovador teleagendamento, Canoas elimina filas através da modernização do atendimento
Foto: Vinicius Costa/CBR
Central de atendimento do Teleagendamento conta com dezenas de posições para dar agilidade à marcação de consultas e exames; ligação é gratuita


O cenário onde a população canoense enfrentava filas durante a madrugada, muitas vezes no frio e na chuva, em busca de uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS), passou a ser apenas uma lembrança de um passado difícil a partir da implantação do Teleagendamento de Consultas, projeto idealizado pelo prefeito Jairo Jorge e implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (SMS). Mas, até chegar a esse inovador sistema de atendimento foi necessária uma grande reestruturação da rede de saúde de Canoas.

O secretário municipal de Saúde, Leandro dos Santos, conta que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram revitalizadas, seis farmácias distritais e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram criadas. Com a rede reestruturada, foi possível dar andamento à adesão ao Telagendamento, integrante do amplo projeto Canoas Saúde, que prevê inúmeras melhorias no sistema de gestão e regulação da saúde no município.

No segundo semestre de 2011, a Secretaria de Saúde iniciou o cadastramento da população no sistema de Teleagendamento. No cadastro, o usuário recebia um cartão, o Canoas Saúde, com o seu número de identificação. Para melhor atender o usuário do SUS, uma infraestrutura de call center foi montada e em março de 2012, quando as operações do Telagendamento se iniciaram, o cidadão passou a fazer a marcação de suas consultas por meio do telefone 0800-6470-156.

Em maio, cerca de 120 mil usuários já estavam cadastrados no Canoas Saúde e habilitados à marcação de consultas por telefone. O Teleagendamento extinguiu as filas no SUS e hoje praticamente 100% das consultas são marcadas pelo novo serviço. Mas ainda existe resistência por parte da população em aceitar a mudança, segundo conta o secretário: “A aceitação é boa, mas temos que mudar a cultura de pegar uma ficha no posto. Existe resistência das pessoas que trabalhavam na fila, vendendo ficha. Elas fazem um movimento contra a mudança”, conta.

Juntamente com o Telagendamento, existe um complexo regulador, que permite ao município ter mais controle das informações, podendo, assim, adequar suas demandas e oferecer mais serviços. É possível, por exemplo, ter um mapeamento das marcações de consultas, dos índices de absenteísmo e da distribuição de profissionais de saúde nas UBS. O paciente sai das unidades com seus exames e consultas de especialidades marcadas. Antes da adoção deste sistema, a marcação de uma consulta com especialista poderia demorar até quatro meses. Agora isso acontece na hora.

“O que Canoas está propondo e conseguindo executar, é a gestão qualificada dos recursos do SUS: saber quem são os pacientes, quais são as demandas”, aponta Leandro, que diz que só com esses dados é possível fazer uma gestão qualificada e assim realizar as melhorias para proporcionar à população um serviço qualificado.

Como funciona o Teleagendamento

A pessoa liga para o número 0800- 6470-156, a partir de qualquer telefone, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e marca um horário com o médico da UBS. Na mesma ligação, o cidadão fica sabendo o dia e o horário da sua consulta. Um dia antes da consulta ou exame, ele recebe por mensagem, em celular previamente cadastrado, um lembrete da consulta, evitando que ocorram faltas às marcações.

Ficha Técnica
Título da experiência: Teleagendamento de Consultas na Atenção Básica e o Complexo Regulador com a Marcação de Exames e Consultas Especializadas - CANOAS SAÙDE
Município: Canoas
Apresentador do Trabalho: Leandro Gomes dos Santos
Coautores: Lucia Elisabeth Colombo, Miriam Oliveira, Míria Elisabete Bairros de Camargo, Maria Luisa Capilheira, Thiago Sperb, Pamella Koppe

17/07/2012
Fonte: 3ª Revista Cosems/RS
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