Clique sobre a revista para folhear
Receba nosso boletim
Busca
Enviar por E-mail
Comente
Imprimir
Imprimir
 
Compartilhe:
 
Projeto muda o sentido de debutar
Foto: Maria de Fátima Mallmann/PML
Projeto promove a autoestima das jovens, incentiva o autocuidado e trabalha focado na prevenção de gestação precoce, do uso de álcool e drogas e das DSTs

O Baile de Debutantes é um ritual pelo qual as meninas passam quando completam 15 anos. Tradicionalmente, é oferecida uma grande festa em que a jovem é apresentada à sociedade e, assim, se inicia uma nova fase em sua vida. Nessa idade, as adolescentes passam por um período de transição, novas indagações, descobertas surgem e com elas a necessidade de orientações pessoais e sociais. Para as meninas de um bairro de Lajeado, no Vale do Taquari, debutar não significa somente completar o décimo quinto aniversário.

Moradoras de uma localidade vitimada pelo abuso de drogas e álcool, relacionamentos conjugais tumultuados, gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prostituição e baixo poder aquisitivo, muitas vezes são expostas a realidades sociais traumáticas. Criado pela Prefeitura Municipal em 2010, o projeto “Debutantes – Meus 15 anos” tenta quebrar o ciclo vicioso de vulnerabilidade social e fazer com que a transformação não seja só de menina para mulher, mas da possibilidade de uma nova perspectiva de vida. Durante esse período de construção social e pessoal, as jovens recebem orientações médicas e de convívio para romper barreiras impostas por suas condições sociais.

Com o apoio do Programa de Prevenção à Violência (PPV), que, mesmo extinto pelo Governo do Estado, tem sua estrutura mantida pelo município, o projeto Debutantes busca promover a autoestima das jovens, incentivar o autocuidado, prevenir a gestação precoce, combater o uso de álcool e drogas e orientar sobre a prevenção de DSTs. 

A ação é baseada no trinômio saúde, escola e assistência social. Durante um ano, as jovens recebem acompanhamento médico e atendimento odontológico, consultas de enfermagem e encaminhamento para cursos profissionalizantes e estágios. Elas participam regularmente de encontros e palestras com profissionais da saúde, orientações profissionais e nutricionais e até mesmo de troca de experiências com ex-participantes do projeto, que relatam os benefícios alcançados. 

Segundo o secretário da Saúde de Lajeado, Glademir Schwingel, o projeto possibilita às meninas experiências que possivelmente não teriam devido à sua condição financeira. Ele lembra que, com a realização do Baile de Debutantes, elas sentem-se inseridas socialmente, além de receberem orientações para resistência à vulnerabilidade social. 

A equipe responsável pela realização do Projeto conta com a participação de todos os setores da prefeitura: professores, agentes sociais e integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) somam-se aos esforços da comunidade local. O final do período de acompanhamento culmina em uma viagem e no Baile de Debutantes. 

A festa tem todos os elementos que permeiam os sonhos das jovens, com direito a desfile pela cidade em carro aberto, vestido e maquiagem. A grande noite conta com o apoio e a participação total da comunidade, que contribui emprestando os vestidos e maquiando as debutantes. A adesão ao projeto vem crescendo a cada edição. Durante os primeiros três anos da iniciativa, 21 meninas já participaram. Os requisitos para a participação no projeto são: morar na localidade onde o programa é desenvolvido, frequentar a escola e ter boas notas.

O projeto mostra resultados positivos nos três anos de realização. De acordo com a Secretaria da Saúde, é possível notar a diminuição no número de gravidez precoce na região onde a ação ocorre e também a crescente busca dessas adolescentes por melhores condições de vida. Por fazer parte do PPV, as ações não são centralizadas somente nas meninas, mas também estendidas às famílias. As reuniões discutem os relacionamentos familiares e métodos contraceptivos. Até mesmo casamentos comunitários já foram realizados.

Ficha Técnica

Título da experiência: Debutantes - Meus 15 anos
Município: Lajeado
Apresentadora do Trabalho: Maria de Fátima Mallmann
Coautora: Débora Oliveira Quadros

16/09/2013
Fonte: Revista COSEMS/RS 5ª edição
Total de comentários: 0 0 comentário(s) - Clique aqui e seja o primeiro a comentar
 
Confira também:
-
Programa em Vacaria insere medicamentos fitoterápicos em farmácia municipal do SUS
-
Trabalho conjunto entre ESF e escola mantém vacinação infantil em dia em São Sebastião do Caí
-
Verão e saúde são sinônimos em Salto do Jacuí
-
Informatização facilita acesso e traz economia ao município de Osório
-
Atividades desenvolvidas na água auxiliam no fortalecimento do afeto entre pais e bebês em Campo Bom
 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
Galeria de fotos