Clique sobre a revista para folhear
Receba nosso boletim
Busca
Enviar por E-mail
Comente
Imprimir
Imprimir
 
Compartilhe:
 
A partir de amanhã (28), evento “SAMU Mental” discutirá protocolos de atendimento pré-hospitalar em São Lourenço do Sul
A Secretaria Municipal da Saúde de São Lourenço do Sul promoverá a partir de amanhã (28), o “Encontro Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Saúde Mental – SAMU Mental” para discutir protocolos da modalidade de atendimento. O evento, que prossegue até sexta-feira (29) ocorrerá no Galpão Crioulo do Camping Municipal. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link https://goo.gl/KU2JzJ
 
A secretária da Saúde do município, Arita Bergmann, explica que antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), toda a remoção de pacientes com transtornos mentais era feita com acompanhamento da Brigada Miliar. “Havia essa cultura de que para remover pacientes nessa situação tinha que ter contenção”, fala. Com a criação do SUS e a evolução para uma nova visão, foi criada a Rede de Urgência e Emergência, onde a atenção pré-hospitalar feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme Arita, o serviço oferecido pelo SAMU tem uma lógica diferenciada para atender a rede, com equipes bem preparada para atuar em acidentes ou socorrer em casos de paradas cardíacas, por exemplo, em que se trabalha contra o tempo e um segundo pode ser fatal. Para ela, na saúde mental, a questão da emergência pode ter outro enfoque, prezando-se mais pela qualidade do acolhimento do que a pressa em resolver determinada situação. 
 
Pensando nesses pontos foi que surgiu a ideia de promover um encontro que pudesse reunir as equipes do SAMU dos municípios do Estado para discutir a necessidade de criação de protocolos para que estejam preparados para esse tipo de atendimento. “É preciso ter uma equipe preparada para fazer a abordagem e tentar manejar o caso ou até mesmo aplicar uma medicação”, diz. “De modo geral, não há uma discussão e uma definição de protocolos de urgência e emergência em Saúde Mental.” 
 
O encontro pretende promover uma discussão sobre o papel da equipe do SAMU em atender Saúde Mental e as formas como os encaminhamentos são feitos para um hospital geral de pacientes com agravos na área, que incluem também a questão da drogadição. “Queremos desmistificar a cultura de retenção e discutir os papéis de agentes como a Brigada Militar e os Bombeiros”, destaca. 
 
De acordo com Arita, o SAMU de Brasília tem um serviço, o NuSAM,composto de profissionais da área de Saúde Mental e eles vão estar presentes na primeira mesa do SAMU Mental para contar como é a experiência na capital federal, para auxiliar a nortear as gestões municipais do Rio Grande do Sul quanto à urgência e emergência psiquiátrica. “A ideia é tentar sair com evidências e um consenso para atender melhor pessoas que precisam ter um transporte pré-hospitalar nessa área de forma humanizada, com acolhimento e respeito à situação.” 
 
O coordenador de Saúde Mental de São Lourenço do Sul, Flávio Resmini, explica que desde a Lei de Reforma Psiquiátrica de 2001 não houve uma dedicação em protocolos que garantam o atendimento dos indivíduos com base em um cuidado humanizado. “Vimos a necessidade de fazermos um encontro das equipes de saúde mental, dos serviços de saúde mental e os serviços que atendem esse atendimento pré-hospitalar, que é o SAMU, as ambulâncias dos municípios, os bombeiros, e a Brigada Militar também é chamada nessas situações”, explica. 
 
Sobre o NuSAM, Resmini diz que importante ouvir a experiência do trabalho dessa equipe. “Não que queiramos que cada SAMU do RS tenha Saúde Mental, mas se tem um SAMU e tem um CAPS no município, essa integração dos dois grupos pode desenvolver ações com boas respostas e com um resultado de cuidado extremamente humanizado”, avalia. 
 
Resmini reforça o convite às bases de SAMU, aos servidores de CAPS e de hospitais gerais, que são as pessoas que estão envolvidas no cuidado, para participarem do encontro que terá, segundo ele, caráter técnico para que haja uma troca de experiências entre os trabalhadores. A Lei 10.216, prossegue o coordenador de Saúde Mental, inicia com artigos que garantem que o paciente tem o direito de receber o atendimento mais adequado às suas necessidades, para que esse acolhimento seja humanizado. “Independentemente de eles estarem em episódios de transtorno mental grave, eles têm o direito que aqueles que cuidam desenvolvam ações dentro do espírito dessa legislação. Queremos garantir todos os direitos da lei de reforma psiquiátrica que vem sendotrabalhada nos últimos 30 anos”, finaliza. 
 
O SAMU Mental é uma realização da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS). 
 
Programação do evento:
28/09/2017 (quinta-feira)
17h – Credenciamento
17h30 – Abertura Oficial
18h – Mesa: Atendimentos Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência em Saúde Mental
 
29/09/2017(sexta-feira)
8h – Credenciamento
8h30 – Mesa: Experiências em Atendimento Pré Hospitalar
12h – Almoço
13h30 – Grupos de trabalho
16h – Plenária Final
18h – Encerramento
27/09/2017
Fonte: COSEMS/RS
Total de comentários: 0 0 comentário(s) - Clique aqui e seja o primeiro a comentar
 
Confira também:
-
Resolução nº 462/17 reconhece a Ordem de Início de Serviço de reforma da UBS Centro do município de Arvorezinha
-
Inscrições abertas para o Curso EAD de Saúde Bucal para pessoas idosas até o dia 25 de outubro
-
Resolução nº 461/17 reconhece o atestado de conclusão de edificação da UPA do município de Capão da Canoa
-
Resolução nº 468/17 habilita os leitos integrais em saúde mental, incentivados pelo MS e pela SES/RS, nos Serviços Hospitalares de Referência para Atenção Integral em Saúde Mental em 10 municípios do RS
-
Portaria Interministerial nº 2.765 dispõe sobre o fluxo operacional de acionamento de missões da FAB no transporte de órgãos, tecidos ou de equipes de retirada ou de transplantes
 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
Galeria de fotos