Verão e saúde são sinônimos em Salto do Jacuí
Foto: Divulação/PMSJ

Para proteger dos efeitos do sol os frequentadores do Balneário Maia Filho no município de Salto do Jacuí, no Noroeste do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou em dezembro de 2013 o projeto Verão com Saúde. A preocupação, segundo o secretário da Saúde Eloy Hirsch e a coordenadora da Atenção Básica Marta Petri, era o hábito dos banhistas em passar um longo período sob o sol sem a proteção adequada.

Buscando parcerias, os autores do projeto conseguiram a doação de filtro solar de um laboratório. Foram enviados três potes de protetor solar fator 30 com 2,8 litros cada. “Só tivemos de arcar com os custos de transporte. Somado com a parceria dos comerciantes locais, que auxiliaram na divulgação e na contratação de atrações culturais, o projeto teve baixo impacto financeiro para o município”, diz. “Muitas vezes é preciso apenas um pouco de criatividade para melhorar a saúde da população.”

A ideia, porém, não se restringia à disponibilização do protetor solar para o uso livre dos banhistas e a explicação quanto aos benefícios e à melhor forma de utilizar o filtro. O Verão com Saúde foi realizado na última temporada, de dezembro a fevereiro, e durante o andamento do projeto, um espaço foi montado pela SMS nos finais de semana. Neste local, a equipe de saúde do município prestou esclarecimentos quanto aos efeitos do sol e às melhores formas de prevenção contra o câncer de pele, orientações de combate à dengue e sanou demais dúvidas sobre a saúde em geral.

O secretário comemora a adesão. Ele conta que após a orientação da melhor utilização do protetor solar, os banhistas passaram a aderir à ideia. “Era bonito de ver todo mundo passando o protetor solar, das crianças até os mais idosos”, lembra Hirsch. Além disso, a população tinha à disposição serviços de aferição da pressão arterial, realização de curativos, dicas de alimentaçãoleve e saudável para enfrentar as altas temperaturas em uma unidade móvel da SMS. “A Secretaria de Educação também abraçou o projeto e cedeu um educador físico para conduzir atividades com os veranistas”, explica.

O Balneário, banhado pelo Rio Jacuí, foi palco de outras ações promovidas pelo projeto. A agenda contou, também, com apresentações musicais e culturais realizadas por artistas locais. Hirsch lembra que a abertura do Verão Com Saúde foi marcada pelo show do cantor popular Renan Júnior que atraiu um público de duas mil pessoas. “Num município de aproximadamente 12 mil habitantes é um número para se comemorar.” Nos demais finais de semana, o público variou entre 700 e mil pessoas, entre moradores e turistas vindos de outras localidades da região.

A coautora do projeto, Marta, também comemora os resultados. Além do retorno da população, que elogiou o trabalho, a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) convidou a SMS para apresentar o Verão Com Saúde na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 12ª Região de Saúde e parabenizou a equipe pelo ineditismo do projeto. “Dados quanto ao impacto da iniciativa na saúde da população só virão com o tempo, mas estamos felizes com a aceitação na comunidade”, diz.

O secretário explica que é importante a realização de trabalhos além dos programas já estabelecidos pelo do SUS. “Quando a atividade é inserida num contexto de lazer, as pessoas tendem a criar o hábito de que a saúde tem que ser preventiva. É importante estarmos atentos a questões como o câncer de pele”, afirma. A partir da experiência positiva deste ano, que teve a aceitação da comunidade e parceiros que acreditaram na essência do Verão Com Saúde, a SMS planeja, na próxima temporada, expandir as atividades e levar o projeto para além da área do Balneário e abranger o interior do município. “Vamos nos reunir com entidades que cuidam do desenvolvimento rural, como a Emater, para fazer a distribuição do protetor solar também para os pequenos agricultores de Salto do Jacuí”, planeja o secretário.

Fonte: Revista COSEMS/RS 7ª edição