Saúde Prisional em debate dia 14 de dezembro
Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde promovem a “Mostra Estadual de Experiências na Saúde Prisional”, dia 14 de dezembro, em Porto Alegre. O objetivo é conhecer e dar visibilidade a boas práticas e ações das equipes de atenção básica nos municípios gaúchos.
 
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 36 equipes de atenção básica prisional habilitadas, com cobertura de 63,3% da população prisional, de acordo com os parâmetros da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Conforma Renata Dotta, da Coordenação da Política de Atenção Básica à Saúde no Sistema Prisional, da SES/RS, o evento é pioneiro no Brasil e faz parte das ações em comemoração aos 10 anos desta Política no Estado. Nesta primeira mostra, a intenção é divulgar e compartilhar experiências com gestores, profissionais de saúde e interessados, a fim de incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado com a saúde da população prisional, com foco na atenção básica.
 
A Mostra será realizada dia 14 de dezembro, das 8h30 às 17h, no Hotel Coral Tower (Avenida Protásio Alves, 2966, Porto Alegre)
 
Programação
 
8h30min – Credenciamento
 
9h às 9h30 – Abertura
 
9h30 às 10h45 – Cuidado e Equidade em Saúde no Sistema Prisional
 
11h às 12h15 – Mostra Oral das Experiências Selecionadas
 
12h15 às 13h30 – Mostra de Pôster
 
13h45 às 15h15 – Desafios para o enfrentamento da Tuberculose no Sistema Prisional Gaúcho
 
15h30 às 16h30 – Mostra Oral das Experiências Selecionadas
 
16h às 17h – Mesa de Encerramento

Fonte: SES/RS