Diretoria Executiva do COSEMS/RS trabalha pautas da saúde dos municípios em Brasília
- COSEMS/RS
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
A diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) esteve em Brasília nos dias 23 e 24 de abril, participando de agendas estratégicas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à reconstrução dos municípios atingidos pelas recentes adversidades climáticas no Estado.
Representaram o COSEMS/RS o presidente Régis Fonseca, as secretárias de Saúde Bruna Somagol Palavro e Grazieli Priebi, além do secretário-executivo Diego Espíndola. As atividades integraram a programação da reunião da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e de encontros sobre a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Durante a reunião da CIT, um dos principais temas foi a pactuação para alteração da Portaria GM/MS nº 6, que propõe uma nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS. A principal mudança da portaria é a definição do prazo de vigência: os repasses seguirão até o final de 2025, sem a aplicação de descontos. Também foram debatidas as ações do Plano Clima Participativo e estratégias para a manutenção do Brasil livre do sarampo.
No período da tarde, a diretoria do COSEMS/RS reuniu-se com o secretário Henrique Chaves, assessor de orçamento no Gabinete de Transição Governamental. A reunião teve como pauta principal a priorização da reconstrução dos 35 municípios gaúchos atingidos por desastres naturais e a ampliação do cronograma de execução do PAC. Está prevista uma nova agenda entre o COSEMS/RS, o Grupo Hospitalar Conceição e o secretário Henrique Chaves para dar continuidade às tratativas e avançar nas ações planejadas.
Com essa agenda em Brasília, o COSEMS/RS reafirma seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a defesa dos interesses dos municípios e a reconstrução do Rio Grande do Sul, especialmente em um momento de grandes desafios para a saúde pública.
Comentarios