top of page
Buscar

Lançamento do Projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva para Populações Vulneráveis em Municípios Atingidos pela Enchente no RS

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) firmaram uma parceria para um projeto voltado à saúde sexual e reprodutiva de populações vulneráveis em municípios atingidos pelas enchentes de maio de 2024. A cerimônia de lançamento ocorreu na quinta-feira (12/09), no Hotel Master Porto Alegre.



O projeto tem como foco as cidades de Porto Alegre, Canoas, Guaíba e São Leopoldo, que sofreram severos impactos devido às inundações, e busca atender as necessidades urgentes de saúde sexual e reprodutiva de mulheres, jovens e população LGBTQIAPN+ afetadas pelas enchentes. A parceria entre COSEMS/RS e UNFPA visa fortalecer a assistência em saúde humanitária, oferecendo apoio técnico com equipes volantes para garantir um atendimento de qualidade e o acesso universal aos direitos sexuais e reprodutivos.


O evento contou com a presença do presidente do COSEMS/RS e secretário de Saúde de Lavras do Sul, Cacildo Delabary; do secretário-executivo do COSEMS/RS, Diego Espíndola; da assistente de projetos de violência baseada em gênero do UNFPA, Jaqueline Oliveira; do oficial de programa para assuntos humanitários, Caio Oliveira; da secretária de Saúde de Alto Feliz, Bruna Somagal; da superintendente estadual do Ministério da Saúde do RS, Maria Celeste de Souza da Silva; e Marilise Fraga de Souza - Diretora do Departamento da Atenção Primária e Políticas da Saúde( DAPPS) da SES/RS.


Este lançamento marca o fortalecimento da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos dessas populações, reafirmando o compromisso dos municípios com a dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimensões.

Comments


bottom of page