Foi realizado no Auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), na tarde do dia 18/01, o evento de ‘’Lançamento de Ações de Enfrentamento ao Aedes e as doenças por ele provocadas/2023", promovido pelo Governo do Estado, com apoio da Famurs e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS ( COSEMS/RS). O evento foi destinado aos gestores e técnicos de diversos seguimentos da saúde, além do Conselho Municipal de Saúde. Participaram do evento 80 municípios de forma presencial e virtual. Neste encontro várias estratégias de combate à doença foram apresentadas, como: O sistema monitoramento e gestão de informações da doença, informações sobre a circulação do Aedes no site da SES, o monitoramento por armadilhas do Ovitrampas e o Curso da capacitação sobre arboviroses promovido pelo TelessaúdeRS-UFRGS. Duas experiências exitosas tiveram destaque e foram compartilhadas, com o intuito de apresentar estratégias que obtiveram resultados nos municípios.
A primeira delas foi apresentada pelo Secretário de Saúde de Bom Retiro do Sul, Rodrigo Rodrigues, trazendo o case de uma ação conjunta com as secretárias do município e a participação/mobiliização da população via as redes sociais, reduzindo de 720 casos de dengue em 2021 para 26 casos em 2022.
A segunda experiência foi trazida pela Secretária de Saúde de Fagundes Varela, Fernanda Grosseli, que destacou o trabalho coletivo entre a comunidade junto aos agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde. Segundo Fernanda, foram criados grupos de força tarefa pelo WhatsApp, fortalecendo as ações dos agentes nos territórios. A agente comunitária, Leila Segalotto, destacou que as piscinas eram um dos principais focos de larvas nas moradias de Fagundes Varela. O Vice-presidente do Cosems/RS, Cacildo Delabary, destacou que, no ano de 2022 os números de mortes por dengue foram bem acima da média, ao todo tiveram 66 óbitos, sendo o pior ano de registros da doença. Cacildo enfatizou que, o estado não deixou de atuar no ano de 2022, mas precisa intensificar as ações no ano de 2023, fortalecendo as estratégias de enfrentamento frente aos dados apresentados. Por fim, frisou a importância do evento realizado na Famurs para alinhar as ações de combate ao Aedes deste ano.
Comments