A programação abordou temas essenciais para a gestão eficiente da saúde nos municípios

Chegou ao fim a edição de 2025 da Oficina de Acolhimento de Gestores Municipais. Cerca de mil lideranças da área da saúde dos 457 municípios gaúchos, incluindo 287 novos (as) secretários(as), participaram de dois dias de atividades intensas no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) nos dias 12 e 13 de março, oportunizou a troca de experiências e a criação de uma rede de apoio entre os(as) gestores(as) municipais. E ainda viabilizou muitos aprendizados. “Temos certeza de que todos saíram daqui com conhecimentos que serão importantíssimos nos quatro anos de gestão na saúde nos municípios”, afirmou o presidente do COSEMS/RS, Régis Fonseca.
Ao longo de 14 horas de programação, ocorreram 11 mesas, seis apresentações e quatro oficinas, que contemplaram temas indicados pelas secretarias em fóruns. “As principais dúvidas estavam relacionadas à dengue e aos recursos parados em conta, alguns desde a época da covid-19, que os secretários não conseguiram usar por dificuldades de licitação etc”, contou o secretário-executivo do COSEMS/RS, Diego Espíndola.
Assim, a Oficina permitiu que as lideranças encontrassem alternativas para lidar com os obstáculos enfrentados em suas cidades. “É um desafio a gente se apropriar de todas as novidades e fugir da lógica de apagar incêndio na gestão, trazendo ideias criativas e soluções que avancem no direito à saúde”, declarou a secretária de saúde de Rio Grande, Juliana Acosta.
Já Maristela Andrighetto Callai, de Santo Augusto, aproveitou o evento para estreitar laços com entidades e órgãos governamentais. “As atividades com o Ministério da Saúde facilitaram o contato, já que a pasta está mais distante de nós”, disse.
Comments