top of page

Oficina de Acolhimento oferece suporte às gestões em saúde

A programação do evento promovido pelo COSEMS/RS destacou os arranjos institucionais do SUS, visando o fortalecimento interfederativo do sistema.



Ao assumirem a liderança, gestores(as) de saúde precisam se familiarizar com as demandas e os fluxos da pasta que comandam. É para fortalecer a gestão em saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), promoveu a Oficina de Acolhimento.


Os participantes foram recepcionados no Espaço de Apoio à Gestão, em que os apoiadores do COSEMS/RS, e representantes do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria Estadual de Saúde, do Fundo Nacional da Saúde (FNS) e da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS) esclareceram as dúvidas dos gestores e técnicos municipais.


Afinal, como o secretário executivo do COSEMS/RS, Diego Espíndola, declarou: “Estamos aqui para que as lideranças possam conhecer a estrutura da entidade e da saúde pública do país, e indicar o bê-a-bá de como fazer, quais são as novas portarias, quais são os recursos disponíveis.”


A Programação focada em co-financiamentos:


O suporte aos gestores ocorreu durante toda a programação da Oficina, que buscou abordar desde as necessidades técnicas das equipes de trabalho até a governança regional e interfederativa. Assim, contribuiu para o fortalecimento e a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no RS, o planejamento de ações, a organização de recursos e o cumprimento de normas éticas e legais.


O foco tanto das mesas quanto dos participantes foram a execução financeira dos saldos em conta. As mesas sobre co-financiamentos estaduais e federais receberam atenção significativa, assim como a palestra sobre qualificação do registro do orçamento público.


Além disso, o público foi introduzido à plataforma de monitoramento da gestão e aos fluxos das demandas do SUS e aos Sistemas de Informação disponíveis para o setor. As atividades ainda contemplaram estratégias de enfrentamento de arboviroses (dengue, por exemplo), ampliação do atendimento por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), entre outros temas.


E para fortalecer o objetivo da oficina de agregar conhecimento, a troca de experiências entre lideranças foi intensa e proveitosa. Simone Bonfanti, secretária de saúde de Giruá, afirmou: “É muito importante que a gente possa somar, fazer essa interlocução entre os gestores, para poder qualificar a nossa saúde pública em cada município. Quem ganha são os usuários que estão lá na ponta necessitando do nosso cuidado.”

 
 
 

Comments


Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)

E-mail: contato@cosemsrs.org.br
Avenida Sepúlveda, nº 53 - Centro Histórico

- Porto Alegre / RS - CEP 90010-130

LogosRodapé.png

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2022.

bottom of page