Nesta terça-feira (04/02), ocorreu a primeira reunião do COSEMS, marcando o início de um novo ciclo de trabalho entre os gestores municipais de saúde. O encontro foi importante para alinhar estratégias, debater desafios e fortalecer a gestão municipal do SUS.
O presidente do COSEMS, Régis Fonseca, deu as boas-vindas aos gestores e apresentou a diretoria eleita para o biênio 2025-2026. Destacou a importância da atuação conjunta, os planos municipais de saúde, inovações nas políticas públicas, financiamento e o papel da assessoria técnica e do apoio regional. Também ressaltou o acolhimento aos gestores, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, em Porto Alegre.
Marina Manzano, apoiadora da SAES/MS, apresentou a Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde (PMAE), que visa qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada. Além disso, foram discutidos os recursos da enchente e a apresentação da Rede Alyne e validação do plano de ação macrorregional, prevista para 9 de fevereiro.
Foi reforçada a importância do evento de acolhimento aos novos gestores, abordando fortalecimento das políticas in loco, com apoio do Ministério da Saúde (MS) e das Secretarias Estaduais de Saúde (SES).
Durante a reunião, também foi divulgado a Mostra de Experiências Exitosas, que ocorrerá no congresso do Conasems em Belo Horizonte, incentivando a participação de trabalhos do RS, incluindo três experiências do COSEMS.
A reunião foi concluída com a devolutiva das estratégias e recursos do Projeto Púrpura e o alinhamento da nova composição da SETEC e CIB, prevista para fevereiro e março. O COSEMS encerra esta primeira agenda com o compromisso de seguir avançando na qualificação da gestão em saúde.
Comments