No dia 5 de fevereiro, foi realizada a Reunião da CIB, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre/RS, e trouxe à tona importantes discussões e pactuações. No momento também foi apresentado a nova diretoria do COSEMS para o biênio de 2025-2027.
![](https://static.wixstatic.com/media/4979d2_aa787cdf43994d9b9c9c8d593abc12b2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_730,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/4979d2_aa787cdf43994d9b9c9c8d593abc12b2~mv2.jpg)
A pauta da CIB abordou temas como a habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Farroupilha, a atualização das contrapartidas estaduais e municipais para o financiamento da Assistência Farmacêutica e a repactuação do PFVS dos municípios que passaram a ter ACES elegíveis para o recebimento de recursos da Assistência Financeira Complementar do MS. Além disso, foi discutido o combate ao Dengue, a habilitação das Salas de Estabilização de Bom Retiro do Sul e São José do Norte, e a criação do Grupo Condutor do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) no RS.
Outros pontos relevantes incluíram a habilitação do Hospital Bom Pastor de Ijuí como Hospital Dia, a habilitação do Hospital de Viamão para o atendimento de Doença Renal Crônica Pré-Dialítico, e a solicitação de reajuste financeiro para a Clínica Renal Care de Caxias do Sul, além da retificação da habilitação em Doença Renal Crônica no Hospital Centenário de São Leopoldo. A reunião também abordou a implantação de cuidados paliativos por região de saúde, a habilitação do Hospital Regional de Santa Maria em Cardiologia no PNRF, e a desabilitação de leitos do Hospital São Lucas de Porto Alegre. A alteração de referência de oncologia para o Hospital de Clínicas de Ijuí e a atualização dos anexos da Resolução nº 050/22 também foram discutidas e pactuadas.
Durante o encontro, foram apresentados informes sobre a ampliação dos Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do TEACOLHE, o PMAE, a Contrarreferência e a pauta do SUS Digital, temas essenciais para o aprimoramento e avanço do sistema de saúde no estado.
As pautas seguem sendo uma prioridade do COSEMS para garantir avanços significativos na área da saúde pública, reforçando o compromisso com a gestão municipal de saúde e a população.
Comments